Técnica para expor produtos em supermercados, mercearias, lojas de varejo e conveniência.
Para empresas e lojas que trabalham com varejo, o ideal é planejar a exposição dos produtos no seu estabelecimento para vender mais.
Merchandising é um conjunto de técnicas que têm como finalidade tornar seu espaço e produtos mais atrativos para os clientes por meio de técnicas de exposição e apresentação, visando aumentar a média geral de vendas e o índice de compra por impulso, além de fidelizar os consumidores e atrai novos clientes para a loja.
Para aplicar a técnica de vendas pela exposição e apresentação de produtos, é importante analisar o seu público e seu espaço e as possibilidades que os fornecedores agregam para sua loja.
Público na loja
Seu público é o principal foco de toda ação interna da sua empresa, seja exposição de elementos visuais como anúncios internos e sinalização. O perfil dos seus consumidores deve sempre ser levado em consideração, como por exemplo uma loja de brinquedo popular, sempre coloque na frente da loja e em vitrines os produtos que mais chamam atenção, os mais vendidos e os que têm a precificação mais baixa, pois o apelo visual e os anúncios de preço capta a atenção desse consumidores e persuade a entrar no seu estabelecimento. Com o tempo esse perfil vai sendo melhor avaliado pelo setor de comunicação e marketing da empresa e assim propiciando mais ações assertivas.
Espaço da loja
Para iniciar uma atratividade dos clientes para sua loja física, você deve primeiro pensar no design do interior e exterior do seu espaço, como a cor das paredes, teto, fachada, piso, decoração, sinalização, quanto mais clean melhor.
A sua loja deve ser dividida em espaços de níveis de vendas, organização e de campo de visão, onde os produtos com vendas mais rápidas e de baixo valor devem ficar próximos aos caixas e entrada do estabelecimento como balas e bebidas. Produtos com maior valor agregado como celulares, óculos e perfumes deve ficar no centro da loja e produtos com características peculiares como brinquedos, carnes e pães devem ficar no fundo da loja, isso devido a logística e também a seu manuseio que pode ocasionar dispersão do público e empecilhos físicos pelo público como os brinquedos, normalmente crianças sempre brincam e jogam algo no chão.
A exposição de produtos na gôndola deve ter a disposição dentro do campo visual dos clientes, que deve ter no mínimo 50 centímetros e no máximo 2 metros de altura, já os produtos mais importantes devem ficar à altura dos olhos, que é em torno de 1,60 metro o que faz a percepção deles seja mais rápida .
Os consumidores sempre buscam o consumo por produtos em sua linha do horizonte, por isso, os principais produtos que atraem a atenção do consumidor, conforme seu segmento de atuação, devem estar em um raio na horizontal em torno de 1 metro e 1.30 metros.
As possibilidades para sua loja
Nem toda técnica é infalível, algumas persuade outras apenas agrega valor para o ambiente. Uma técnicas como resultado atrativos para seus estabelecimento são as amostras grátis que sempre atraem o gosto do consumidor, o difícil é manter uma constante e a periodicidade, o melhor contato para se manter um valor para seu espaço é atrair e convencer empresas a fecharem a parceria no se estabelecimento, mas para isso você precisa de dados quantitativos e mostrar a sua importância para as vendas do representante, importante fazer essa ação para produtos que tem maior saída, são mais propensos a investir na parceria.
Ou gasto não tão nítido a atrativo, mas que cria um ambiente aconchegante para seus clientes são as trilhas sonoras ambiente, as táticas são estudadas e criadas por especialistas em marketing que mostram que a música realmente estimula as vendas.