🛍️ Shrinkflation uma tendências do mercado que chega ao carnaval para aumentar lucro e reduzir o peso da inflação.

 

De acordo com dados recentes da Kantar, a prática da shrinkflation “reduflação” está causando impactos significativos em diversos mercados consumidores no Brasil e você comerciante precisa ficar atento a essa estratégia para aumentar sua margem de lucro.

O termo “shrinkflation” não é nada menos que o ajuste de produtos a inflação do mercado, é uma forma de aumentar as margens de lucros muito usado com a redução do tamanho dos produtos mantendo o mesmo preço. Essa prática está está atuando em todas as linhas de consumo e vai ser vista no carnaval, com produtos menores ou com substituição de ingredientes por outros de menor custo.

No carnaval tem que ficar atentos, pois muitos comerciantes estudam a adoção de aumento da inserção de gelos em drinks e venda de produtos de baixa qualidade ou pouco conhecido, acarretando insatisfação dos consumidores e por consequência desqualificando a relação de consumo junto com os clientes.

Mas é importante observar essa estratégia para compreender como as empresas respondem a pressões como aumento nos custos de produção, inflação e mudanças nas preferências dos consumidores. Portanto, “shrinkflation” é o termo comumente aceito para abordar essa estratégia no contexto acadêmico e de negócios.

A redução média de 17% no tamanho comprado de sorvetes, leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos demonstra uma mudança no comportamento do consumidor.

A Kantar revela que 60% das categorias em crescimento apresentam produtos com tamanhos unitários menores em comparação ao ano anterior. Essa tática tem se mostrado eficaz, especialmente nas categorias de alimentos e bebidas.

Por outro lado, produtos como aromatizadores de ambiente, iogurte, sucos concentrados, absorventes higiênicos e sabão para roupas estão ganhando espaço com embalagens maiores. Essa mudança é mais notável em categorias como cuidado pessoal e do lar, visando oferecer maior durabilidade e um preço mais atrativo por peso ou unidade.

A escolha do local de compra também desempenha um papel crucial na variação de tamanho das embalagens. No caso dos absorventes femininos, por exemplo, observa-se um aumento de 3% na frequência de compra e 2% no tamanho do produto. Em estabelecimentos do tipo atacarejo, o número de viagens de compra desse artigo é 7% maior, e o tamanho adquirido cresce 9%.

Os consumidores continuam em busca das melhores oportunidades, demonstrando disposição para migrar para produtos de tamanho menor, nos quais a reposição é mais frequente. A adaptação às estratégias de reduflação parece ser uma resposta eficaz para enfrentar os desafios do atual cenário econômico.

Quer adotar uma tática assim em seus produtos ou no seu comércio, entre em contato com a HM Ideias e vamos juntos buscar a melhor perspectiva para seu negócio.

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