Cria defesa de marca para convencer seus clientes.
Existe várias abordagem para criar uma defesa de marca, aqui vai uma lista de formas e você adequa ao seu propósito e cliente.
Criar marcas está muito além de uma defesa sólida e bem concisa sobre seu design para convencer o cliente que essa é a melhor opção de identidade para empresa dele. Você precisa saber também quem é esse cliente, empresas que tem um departamento de marketing ou de comunicação, ou o dono antenado ao mercado e de bom gosto, tem um entendimento melhor sobre seu foco, aceita melhor os termos técnicos e uma abordagem mais direta, sem muita firula. Mas outras empresa que tem profissionais com pouco conhecimento de mercado e do seu próprio negócio, você precisará convencer ele que essa é a melhor proposta que você identificou.
Mas não caia no seu próprio orgulho de achar que sabe mais que seu cliente, a final, na teoria, ele entende mais do negócio dele que você. Ou pelo menos deveria saber.
A Defesa de Marca ou defesa de Logo, como preferir usar, geralmente é escrita com o intuito de explicar com clareza a sua inspiração a visão sobre sua criação para o responsável da empresa. Nessa explicação, você deve esclarecer o processo criativo contendo o porque dos elementos criados, o que eles significam, assim como os traços, seja eles grossos ou finos, também a escolha do estilo da marca, se é apenas tipográfica, com ícone, com mascote, o motivos que inspiraram a escolha da tipografia, das cores, das formas e todos os elementos presentes na marca.
Para aqueles clientes que já dominam o processo de entendimento de uma marca devido seu conhecimento, você pode cortar um pouco da explicação e ser direto, mas para aqueles clientes que não tem muito entendimento ou que gostam de algo mais detalhado, você precisa incorporar no texto clareza nas escolhas e informações de mercado, o que significa cada elemento, de uma forma bem didática sem muita conceituação e um bom detalhamento dissertativo.
Vou falar sobre 2 modelos padrões de defesa de marca que esclarece esses processos de criação.
Modelo 1 de defesa: Didática
– Explicar a analise de mercado e o que identificou.
– A linha de raciocínio para o projeto e o motivo da escolha.
– As definições dos elementos e seus significados.
– E para fechamento, você pode fazer uma síntese sobre a criação.
Modelo 2 de defesa: Criativa
– Conceituar a criação sobre o universo da empresa como segmento ou sobre algum ponto da visão mercadológica dela.
– Explicar com conceitos a criação visual da marca e seu significado, incorporando aspectos do segmento e/ou inspirações.
– Conceitue as formas imergindo o cliente em sua criação, fazendo ligação das formas com o seguimento da empresa.
– Feche a apresentação com sua visão da marca e tente buscar uma referencia positiva do negócio da empresa com a marca como: ” É com uma marca jovem que se tem fôlego para alcançar novos limites”.
O modelo 2 você pode trabalhar de forma mais criativa e apresentando aos poucos o conceito, colocando elementos como em uma apresentação formal, contando uma história: “Oi, sou MARCA, estou querendo novas aspirações para o futuro, por isso resolvi me inovar e mostrar o porque estou de cara nova.” Essa brincadeira criativa conquista e cativa os profissionais, o insere no mundo da sua nova proposta de identidade.
Se o perfil do cliente permitir, brinque, se não, instiga ele mas com mais seriedade, faça ele imergir em algo que não está acostumado a ver em apresentações corporativas. Se possível, brinque com o cliente, apresente um teaser antes da entrega, se for uma marca voltado para o público infantil, coloque na entrada da sala o jogo de amarelinha, que ele vai interagir e apreciar a brincadeira. Se não coloque uma ideia relacionada ao novo conceito da marca. Se for uma loja de roupas, monte uma vitrine com manequins vivos, o susto deles se movimentando sempre vale a pena pela risada.
Veja aqui alguns modelos de Manual de marca que pode te dar uma inspiração para criar sua defesa.
Exemplo de modelo 1: Didático explicativo
Exemplo de modelo 2: Criativo Conciso
Não esqueça de que no mercado temos que nos resguardar de possíveis imprevistos como a de empresas que recebe o serviço e não pagam e ainda utiliza o que foi criado por você, para se resguardar não facilite, a dica é simples, basta salvar a apresentação em jpeg e depois converta em pdf, porque se salvar diretamente os arquivos vetorizado ele só abre em qualquer programa de vetorização e poderá usar a marca como bem entender.
Normalmente se salva em jpeg os arquivos e depois só converter tudo em pdf com o Adobe Acrobat, caso não tenha, use esse site online, jpg2pdf.com.
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