Como fazer uma Marca para minha empresa.
A cara da sua empresa é a marca, é o primeiro produto que as pessoas consomem, mas, de forma visual.
Uma marca desproporcional, desequilibrada, desarmônica, será avaliada negativamente pelas pessoas, sendo vista como uma empresa sem credibilidade e desqualificando a qualidade do produto ou serviço, quanto os profissionais.
Coloque que o mercado é como na vida social, quem se veste bem, tem um bom visual, chama atenção e desperta interesse. Na vida comercial é a mesma coisa, uma empresa com uma marca bonita ou um produto com design bonito, chama a atenção e vira fator de escolha diante tantos concorrentes.
Por isso investir em um nome e uma marca que tenha um conceito e um design atrativo, faz com que os clientes e o mercado o vejam como uma empresa profissional e séria, facilitando a relação de consumo.
Para criar o nome adequado e a marca, ou reformulá-los ( o que o mercado chama de revitalização), o principal é definir o posicionamento de negócio e suas vantagens sobre a concorrência, para então estabelecer toda conceito da sua futura marca. Você precisa definir seu público, a classe, todas as variantes que sua marca inspira e o mercado no qual vai estar estabelecido para assim levar a diante o processo de construção de marca.
Essas informações sobre sua empresa e o que você deseja passar para seu cliente e mercado vão ser necessárias no processo de criação de nome e marca ou na sua revitalização.
Normalmente se usa alguns termos erradamente nessa área da empresa, a Marca é formada por um logotipo um símbolo e eventualmente um tipograma, não é obrigatório todos juntos, existe marcas apenas com logotipo, que é a estrita do nome, como da empresa Coca-Cola, Uber e SubWay, se usa apenas uma tipografia.
Já outras que usam um símbolo e o logotipo como Adidas, Apple, LG, entre outros. Muitas usam uma variação de marcas com aplicação de apenas símbolo ou e outros caso apenas o nome que é o Logotipo, mas isso faz parte de um planejamento de comunicação da marca que defini onde e quando é melhor usar, por isso é importante ter um bom “Design Gráfico” para criar sua marca com essas variações e um ótimo planejamento de “Marketing” que definirá quando e como será usado, o recomendável é que se usa a aplicação completa da marca e conforme vai tendo reconhecimento e respaldo se faz as variações, e claro você tem que ter um pouco de “Feeling” de saber quando usar.
A parte do tipograma é apenas uma frase de impacto que se usa abaixo do nome da empresa como se fosse um slogan para classificar a empresa pelo segmento ou algo conceitual, e com um tamanho menor que o nome da sua empresa para não ganhar mais destaque que o nome e ser percebido apenas como um complemento. Sua necessidade varia conforme seu planejamento e seu gosto, devendo pensar bem nas palavras a serem usadas, pois como se tem uma frase extensa, o texto fica pequeno e pode prejudicar quando a marca for aplicado em tamanho menores.
Muitas empresas também optam pelo slogan na construção de uma marca, fazendo parte do planejamento de comunicação, se cria uma frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem aos consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado conforme o planejamento de marketing ver a sua necessidade, seja de 10 em 10 anos, em 3 em 3 anos, ou quando sentir necessidade.
Uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro caso não tenha registrado a marca pretendida e tenha que mudá-la posteriormente por já haver outra empresa com o mesmo nome, pois se houver empresas com mesmo nome, seus cliente pode confundir e adquiri o produto de outras empresa. Por isso é necessário fazer umas busca detalhada na internet e no INPI, caso seja viável a marca, se faz um registro junto ao INPI para garantir exclusividade e evitar futuros processos jurídicos. Caso tenha dificuldade de custear a certificação junto ao INPI, existe outras formas que posso definir por você, basta entrar em contato.
Se desejar comercializar seus produtos no exterior, é preciso proteger sua marca, registrando-a em países onde pretende fazer negócio. Depois que ganha mercado e conquista clientes, se abre várias empresas com seu nome para usufruir da sua popularidade ou apenas com a intensão de prejudicar, concorrência desleal tem em todo mundo.
O que faz uma marca valer e vender muito, é o quanto conquista a confiança e a lembrança dos consumidores. Quanto mais está presente na vida e na mente do consumidor, mais ela vende e mais ela vale.