Retrospectiva 2023 das novas marcas: X, Itaú, Ipiranga

Com certeza você se impactou com algumas dessas novas marcas em 2023.

O rebranding é uma iniciativa que visa reposicionar a imagem de uma marca no mercado e na percepção do consumidor. É uma prática muito adotada por companhias de diversos setores, que buscam fazer mudanças substanciais em seus posicionamentos no mercado. O rebranding, na verdade, é simplesmente a reformulação de uma marca para um novo conceito visual, com o intuito de tornar a marca mais moderna e condizente com o mercado atual.

E, normalmente, suas ações envolvem mudanças em elementos como: identidade visual, logotipo, paleta de cores, etc.

No Brasil, diversas empresas têm adotado essa estratégia em 2023 para se manterem competitivas e atualizadas. Vamos fazer uma retrospectiva nas principais marcas que passaram por esse processo em 2023:

 

 

  • Itaú: Essa é realmente emblemática, um banco passar por uma mudança tão expressiva sem ter nenhum motivo do mercado financeiro é realmente muito marcante. O Itaú, um dos maiores bancos do país, passou por um processo de rebranding em 2023. A nova marca, que foi desenvolvida em parceria com a agência de branding americana Pentagram, tem como objetivo transmitir uma imagem mais moderna e inovadora, além de reforçar a presença digital do banco. A nova identidade visual é mais simples e minimalista, com um logotipo que remete a um “play” e uma paleta de cores mais vibrante. O rebranding do Itaú foi bem recebido pelo público e ajudou a consolidar a posição da marca como uma das mais inovadoras do setor bancário.

  • Twitter: O Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas nos últimos anos vinha perdendo mercado para as outras redes sociais. Em 2023, depois de comprada por Elon Musk a empresa decidiu passar por um processo de rebranding para se reposicionar no mercado. A nova marca, recebeu duras críticas por sua mudança radical, onde a empresa adotou o X como nome, uma das estratégias do multi bilionário Africano Elon Musk que tem a estratégia de adotar o X em todas as suas empresas.

  • Banco Inter: O Banco Inter é uma das fintechs mais populares do Brasil, após criticar o rebranding da sua concorrente Itaú, resolvel não ficar de fora da reformulação. Ela também em 2023 decidiu passar por um processo de rebranding para se reposicionar no mercado. A nova marca, que foi desenvolvida pelo design Polar em parceria com a empresa de tipografia Plau, tem como objetivo transmitir uma imagem mais moderna e inovadora. A nova identidade visual é mais simples e minimalista, com um logotipo que remete a um “I” estilizado e uma paleta de cores mais vibrante. O rebranding do Banco Inter foi bem recebido pelo público e ajudou a consolidar a posição da marca como uma das mais inovadoras do setor financeiro.

  • Ipiranga: A Ipiranga é uma das maiores empresas do setor de combustíveis do Brasil, busca com esse rebranding reforçando a confiança e proximidade que estabeleceu com seus públicos há mais de 85 anos. A nova marca, que foi desenvolvida pela agência Superunion Brasil, tem como objetivo transmitir uma imagem mais moderna e inovadora. A nova identidade visual é mais simples e minimalista, com um logotipo que remete a uma gota de combustível e uma paleta de cores mais vibrante. O rebranding da Ipiranga foi bem recebido pelo público e ajudou a consolidar a posição da marca como uma das mais inovadoras do setor de combustíveis.

  • Nickelodeon: A Nickelodeon é uma das maiores redes de televisão infantil do mundo, trouxe um pouco da nostalgia para sua nova marca. Em 2023, a empresa decidiu passar por um processo de rebranding invocando a identidade de suceso no passado com apelo mais minimalista para os novos tempos. A nova marca, que foi desenvolvida pelo studio de criação Roger  , tem como objetivo transmitir uma imagem mais moderna e inclusiva buscando um pouco da identidade icônica do passado que era mais divertida. A nova identidade visual é mais simples e minimalista, com um logotipo que remete a um “Splash” estilizado e uma paleta de cores mais vibrante. O rebranding da Nickelodeon foi bem recebido pelo público e ajudou a consolidar a posição da marca como uma das mais relevantes do setor de entretenimento infantil.

  • Portal Lance!: Golaço no RebrandingO Portal Lance! é a referência quando o assunto é esportes, e a marca decidiu dar um golaço no rebranding. Com um design mais clean e moderno, o portal se prepara para continuar sendo o campeão na cobertura esportiva.

  • Nokia: Conectando História e InovaçãoA Nokia, gigante da tecnologia, trouxe um rebranding que conecta o passado glorioso da marca com a inovação do presente. O novo design mantém a tradição, mas com um toque moderno que promete continuar escrevendo a história da tecnologia.

  • Rede Record: Uma Nova Era na Televisão BrasileiraA Rede Record decidiu dar um novo passo na sua jornada televisiva. Com um visual mais contemporâneo e uma paleta de cores renovada, a marca se prepara para uma nova era na televisão brasileira, mantendo-se como uma das grandes protagonistas.E aí, o que acharam dessas mudanças? Conta pra gente nos comentários qual rebranding você mais curtiu ou se sentiu nostálgico por alguma marca que mudou radicalmente. Vamos continuar de olho nas novidades e trazer sempre o melhor do mundo do design e da comunicação. Até a próxima!

 

 

 

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