Black Friday Empresas 2021: Estratégia rápida para vender mais

 

A Black Friday é a data sazonal que inaugura a temporada de compras natalícias onde lojistas fabricantes lançam promoções para aquecer o comércio e estimular as vendas para o natal.

Surgiu nos Estados Unidos e o sucesso lá é tanto que a partir do ano 2010, alguns departamentos de Marketing das empresas varejistas do Brasil resolveram lançar suas promoções antes de entrar o mês de dezembro para alavancar ainda mais as vendas para o natal, a data se assemelha as promoções de início de ano, enquanto  na maioria com produtos que não teve grande vendas. Esse ano a Black Friday do Brasil vai acontecer no dia 26 de Novembro e vai conta com uma lista enorme de grandes empresas e também por pequenas empresas. 

 A Black Friday é uma data que surgiu tão recente e já ocupa o 2º lugar entre as datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal não pode ficar sem investimento. Em 2020, as vendas na Black Friday para quem investiu em campanhas de divulgação da loja e produtos foi de  R$3,1 bilhões, e em 2021 a projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC) é de que sejam movimentados R$ 3,34 bilhões em vendas em todo o país.

 

O segredo do sucesso

Criar uma marca que destaca para essa data, essa é a estratégia que mais impacta sobre suas ações promocionais, quanto mais bem elaborada a identidade da campanha de sua Black Friday, maior vai ser a percepção e receptividade dos consumidores sobre sua ação na data, como no Natal e na Páscoa, a ambientação com placas, faixas e elementos chamativos conter na sua loja, mais desperta a antenção dos clientes e ainda permite os consumidores criarem uma relação com sua loja.

Faça promoções reais, não desenvolva falsas promoções, os consumidores estão atentos e algumas empresas aumentam o valor do produto para criar descontos, isso é responsável por desvalorizar sua empresa e perder toda credibilidade, mesmo se você tem um produto com desconto muito abaixo do praticado no comércio. É preciso estratégia de venda para que não caia nesse tipo de situação.

O que empresários mais almejam nas promoções é vender, pense na promoção como estratégia de vendas de curto prazo, você pode criar até parceria com empresas para disponibilizar promoções com vendas por demanda, onde o fornecedor disponibiliza produtos para sua loja com a garantia de não cumprir a meta de venda o restante dos produtos sejam devolvidos. Algumas empresas trabalham assim, e sua loja trabalharia como uma espécie de Marketplace, que disponibiliza seu espaço físico ou online apenas para fabricantes venderem.

Crie uma lista de promoções por categoria seja com um catálogo impresso promocional de produtos, em seu site com blocos de produtos, ou anunciando digitalmente, o que permite os clientes interajam mais com sua loja e tenha interesse em visitar seu espaço físico ou digital devido a versatilidade de produtos.

 

Quanto de desconto devo praticar

É usual dos empresários apresentar o descontos de no mínimo 15%, mas o praticado por grandes empresas é colocar alguns produtos com margem de lucro superior com desconto de 25% até 50%.

Só você deve analisar estrategicamente o quanto deve trabalhar sua margem de lucro, e qual seu objetivo com a promoção, algumas empresa preferem perder o lucro e colocar produtos com maior valor percebido com desconto inferior apenas para chamar atenção dos consumidores e assim possibilitar a movimentação da loja e atrair mais clientes. Esse tipo de estratégia também permite você vender mais com outros produtos de valor próximo ou abaixo do que o cliente se interessou, o principal objetivo é fazer com que ele interaja com seus produtos, espaço e com sua marca, seja em loja física ou online.

 

Onde Investir

Anunciar em marketplaces

São empresas como a Magalu, Americanas, Google Shopping, Mercado Livre e algumas estrangeiras como a Shopee, Amazon, dentre outras, que permitem que empresas se cadastrem na sua plataforma para vender seus produtos. Uma ótima dica para quem não tem site e nem recursos para divulgar seus produtos. Mas nem tudo é maravilhoso, as comissões e planos dessas empresas devem ser muito bem pensado estrategicamente com relação ao seu investimento em produtos e porcentagem de lucro, pois algumas empresas têm comissões altas sobre vendas, mas algumas empresa devido ao Black Friday está com descontos. Outro ponto para pensar com relação ao lucro a se alcançar é com relação ao segmento que pretende atuar, pois existe uma variedade de grandes vendedores que trabalham com porcentagem mínima de lucro, trabalhando apenas com venda em quantidade, o que onera muito a venda para pequenas empresas.

 

Anúncios local físico

Se você tem loja física, o que mais vai ter melhor efeito caso não queira ingressar nas Marketplaces e pretende se estabelecer apenas na divulgação do local físico, é trabalhar com anúncios de fachada e anúncios nas redes sociais sobre alguns produtos com maior desconto e aqueles que mais vendem.

O locutor no comércio varejista é a melhor forma de chamada para suas promoções na loja, as pessoas mais desatentas costumam ser atraídas pelo som que pelo visual.

A sinalização da fachada ainda é o melhor cartão de visitas da sua loja, entenda o que os consumidores mais buscam nessa data e divulguem com cartazes e expositores bem chamativos bem na entrada.

 

Anuncio Online

Se você já ampliou sua estrutura e tem uma loja online, você pode investir em anúncios direcionados para seu site. Crie campanhas com múltiplos produtos, no máximo 3 em cada imagem ou vídeo, dê preferência para aqueles mais buscados no seu entendimento de atuação comercial, buscando também referência pelo Google Trend ou por nossa lista de produtos que mais vai ter vendas nessa Black Friday.

O melhor anúncio ainda é pelas redes sociais pelo Facebook Business, uma ferramenta de anúncio para Facebook e Instagram, as redes sociais mais acessadas no mundo e ainda para o WhatsApp, um ótimo canal de contato e também de vendas.

Entre as categorias de produtos mais procurados na Black Friday estão:

 

1º – Celulares (66,67%);

2º – Eletrodomésticos e eletrônicos (60,68%);

3º – Moda e acessórios (47,68%); 

4º – Calçados (40,46%);

5º – Casa e móveis (25,93%)

6º – Cosméticos (23,36%)

 

Caso se interessou em criar sua campanha da Black Friday em menos de 2 dias, entre em contato com a HM Ideias. Planos para campanha Black Friday completa com anúncio nas redes sociais à partir de R$380.

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