Um caso de uma boa consultoria corporativa em que para não arranhar a imagem das suas empresas patrocinadoras do programa, ‘A Fazenda’ pede expulsão de participante.
Esse é o medo das empresas, ter sua imagem arranhada por causa de um investimento que leva sua marca vinculada como patrocinador. O bom em ter uma empresa que cuida da sua marca que ela é capaz de contornar problemas com sua empresa e oferecer as melhores soluções para seu problema.
Nesse caso, as empresas de comunicação e o departamento de marketing e comunicação das marcas, foram capaz de eliminar uma possível crise mercadológica, antes mesmo que aconteça. No caso do Programa “‘A Fazenda 13’ as empresas preferem eliminar o problema do que contornar uma possível consequência, seguindo o ditado “É melhor prevenir do que remediar”.
Foi isso que ocorreu com o participante de “A Fazenda13”, onde as empresas Ambev, Americanas, Aurora, Banco Original, Seda e TikTok exigiram da emissora apuração dos fatos e um posicionamento sobre o ocorrido.
Para não ficar em uma situação desconfortável, a emissora decidiu, mesmo que o fato em si não fosse criminoso, eliminar o participante ‘Nego do Borel’ para evitar um possível cancelamento de contrato com as empresas patrocinadoras.
Será que foi uma atitude correta das empresas ter eliminado um possível ativo de divulgação da sua marca, já que o caso está ganhando repercussão e a consequência é ter cada vez mais pessoas interessadas no programa e consequentemente ter mais pessoas vendo e interagindo com sua marca?
Um bom exemplo foi o BBB 21 com as polêmicas de assédio, preconceito e violência, que trouxe oportunidade das empresas reforçarem seu posicionamento dentro do programa e ainda alavancar suas imagens com os principais envolvidos nas situações.