Como usar as fontes no design para criar marcas e anúncio

A utilização das fontes ou Tipografia harmônica no design é importante para saber trabalhar uma identidade forte que passa com legibilidade e credibilidade a informação do cliente.

 

 

 

Alguns aspectos são relevante para saber escolher a fonte certa, como o segmento que a empresa atua, a proposta do anúncio e a cartela de fontes institucionais e comerciais dela, isso se ela tiver na sua Brand Guidelines ou Manual da Marca, o que poucas marcas tem.

A escolha da fonte vai além da questão estética, é preciso ter atenção em qual é a melhor fonte para atrair e manter a leitura do público alvo sem perder a criatividade e legibilidade das informações. E a presença ou a ausência da serifa pode influenciar.

É fato em estudos, que as fontes com Serifa facilitam a leitura, proporcionando continuidade do texto aos olhos do leitor, mas com a adequação dos novos tempos e costume das pessoas, a serifa, perdeu sua praticidade por questões estéticas, uma vez que ela é percebida como um estilo antigo e não tem muita aceitação do publico, que se acostumou com fontes sem serifa chamadas de Sans.

 

 

Além das Serifada e Sans, existe ainda uma infinidade de derivações de estilos de fontes que se perde aos olhos e que apenas com prática e percepção, se consegue identificar e analisar qual a melhor fonte para se usar no seu trabalho.

Os outros tipos de fontes, que vamos dizer como Fonte primárias, que vão ser base para outros etilos de fontes, são as Caligráficas (Manuscrita) e as Decorativas (Fantasia). Agora vamos ao que interessa, a distinção de cada uma fonte?

Fonte Serif

 

Hoje as fontes Serif são mais voltadas para o universo clássico e tradicional com uma abordagem mais moderna, ela ainda tem seu estilo e desperta atenção no universo da moda como a VOGUE, automotivo como a HONDA, entre outros. Em suas variantes ela canhos seu traços mais finos e arredondado com sua evolução, deixando mais atrativo visualmente e perdendo um pouco da projeção dos traços.

Para a usabilidade dela, deve ser percebido o planejamento de comunicação, se encaixa o não na ideia que você ou a empresa deseja passar para os clientes. O porquê está sendo usado essa fonte, deve ser feito constantemente, e a defesa deve ser embasada com um posicionamento visual que adequada as perspectivas mercadológicas, institucional e conceitual do projeto.

 

Fonte Sans

 

 

As fontes não Sans são as fontes sem serifa, um estilo de fonte mais usado no mundo para se criar marcas e design gráfico e webdesign por representar com mais estilo os conceitos de uma identidade visual.

Essas fontes possuem suas linhas nas sua maioria retas e simples, permitindo variações na sua estrutura para deixar a mensagem ainda mais personalizada. Elas incorpora ao texto e nome mais legibilidade na leitura e na redução de aplicação. As fontes Sans podem ser divididas em várias derivação conceituais de estilo, incluindo os grotesco, quadrado, geométrico e humanista.

Como todo, as fontes Sans, tem um estilo minimalista, moderno que se adéqua a qualquer conceito, tem variações muito grande, ótima legibilidade e variações de família, permitido pela sua proporcionalidade da espessura de seus traços, que não variam em sua maioria. Marcas como Vale, Riachuelo e Calvin Klein incorporando a sua marca as fontes Sans e transmitem jovialidade, modernidade e estilo para as empresas.

 

 

 

 

Deixar comentário